Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

LATEST NEWS
CONTACTS
SURDO

Atenção às diferenças (língua ou linguagem? surdo ou mudo?)

Atenção às diferenças (língua ou linguagem? surdo ou mudo?)

Thiauna

Surdo-murdo?

Apesar desta expressão não ser correta, ainda é muito utilizada.

Muitas pessoas acreditam que os surdos são mudos simplesmente por não ouvirem, realmente, a maioria das pessoas aprende a falar ouvindo as palavras ao redor, mas esta não é a única forma de aprender a falar. Entretanto, a expressão “mudo” tem outro significado.

Ser surdo não que dizer que também é mudo. A surdez não compromete a capacidade de falar, o surdo não fala porque não ouve, mas não quer dizer que tem algum comprometimento em seu aparelho fonador (conjunto de estruturas e órgãos responsáveis por produzir os sons da fala), apenas não aprendeu a falar e apresenta um pouco mais de dificuldade para desenvolver esta habilidade, necessitando de um acompanhamento com um especialista. São muitos os surdos oralizados, ou seja, que também utilizam a fala para se comunicar e desenvolveram esta habilidade através do acompanhamento com fonoaudiólogo.

Na área médica, o termo “surdo” é utilizado quando o indivíduo é diagnosticado com surdez profunda, e deficiente auditivo as perdas leves a severas, porém na Comunidade Surda, o surdo é aquele que utiliza Libras para se comunicar e se identifica com tal comunidade, independente do grau de sua perda auditiva.

Já a mudez é um comprometimento específico que não tem relação com a surdez. O surdo tem condições de aprender a falar, através do aprendizado da fala e consequentemente da terapia específica para a fala.

Sendo assim, o surdo só será mudo se houver algum tipo de deficiência, comprovada clinicamente, em sua capacidade de emitir os sons.

Língua ou Linguagem de Sinais?

Libras é a sigla para Língua Brasileira de Sinais. É considerada uma das línguas oficiais do Brasil, através da Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, sendo muito utilizada na comunicação das pessoas surdas. Esta é uma língua de extrema importância, pois é considerada a língua materna dos surdos e com ela torna-se possível ultrapassar as barreiras que existiam na comunicação de surdos com os ouvintes e vice-versa, sendo uma importante ferramenta para a comunidade surda e toda a população em geral. 

A Libras não é apenas um conjunto de gestos e mímicas, ela é composta por um alfabeto, estrutura lingüística e regras gramaticais próprias de toda a língua. Também não é universal, existem mais de 200 línguas de sinais no mundo, mudando de país para país e de região para região, conforme suas particularidades e culturas.

Sendo assim, podemos entender a linguagem como a capacidade que o individuo tem para se comunicar, de transmitir sua mensagem, independente da maneira utilizada (gestual, escrita, corporal, visual). Já a língua é um conjunto estruturado e organizado de palavras, que possui regras, para se comunicar, ou seja, é um sistema específico que permite que a mensagem transmitida seja compreensível para determinado grupo. Para entender a língua é preciso aprender e conhecer o significado das palavras, suas normas e gramática. Por isso a Libras é considerada uma língua, possuindo suas próprias regras e estruturas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *