Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

LATEST NEWS
CONTACTS
SURDO

Você sabe a diferença entre Deficiência Auditiva e Surdez?

Você sabe a diferença entre Deficiência Auditiva e Surdez?

Dóris Carabajal Palma

Embora os dois termos se refiram a problemas auditivos, existe diferença entre eles.

Você já deve ter ouvido vários termos usados para descrever uma pessoa com perda auditiva, incluindo surdo e deficiente auditivo, no entanto, não são a mesma coisa.

Algumas pessoas têm dificuldades para ouvir, mas conseguem se comunicar oralmente com ou sem ajuda de aparelhos auditivos, enquanto outras utilizam a língua de sinais. Os problemas auditivos podem ser identificados no nascimento ou ocorrerem ao longo da vida. As diferenças entre surdo e deficiente auditivo podem ser indicadas sob o ponto de vista médico, social e cultural. 

Do ponto de vista médico, a principal diferença entre surdez e deficiência auditiva está na intensidade do problema auditivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define os dois termos da seguinte forma:

  • Deficiência auditiva

Diminuição na capacidade de ouvir sons, em uma ou ambas orelhas, onde a perda auditiva varia de grau leve a severa, caracterizando a deficiência auditiva. Geralmente, essas pessoas com dificuldade de audição se comunicam por uma língua oral podendo fazer uso de aparelhos auditivos, implantes cocleares e outros dispositivos auxiliares, bem como de legendas. (OMS)

  • Surdez

Perda auditiva profunda que implica em pouca ou nenhuma audição, em uma ou ambas orelhas. Geralmente, um indivíduo surdo costuma usar a língua de sinais para se comunicar. (OMS)

Definição cultural

O aspecto cultural é muito diferente da definição médica e não pode ser ignorado. Nesse sentido, ser surdo ou ter deficiência auditiva não está relacionado ao quanto a pessoa consegue ouvir e sim à maneira como ela se reconhece. As pessoas que se identificam com a “cultura surda”, utilizam a língua de sinais, participam ativamente da comunidade e consideram-se surdas. Por outro lado, indivíduos que não se identificam com a cultura surda e tem uma identidade mais relacionada ao mundo ouvinte, podem ser considerados ou se denominarem como deficientes auditivos, surdos oralizados ou surdos que ouvem.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *